Gorongosa, 15 de Junho de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu hoje, em Vunduzi, no distrito de Gorongosa, província de Sofala, a cerimónia do encerramento da última base da Renamo, acto que marca o fim da fase de Desarmamento e Desmobilização do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR).
Intervindo na ocasião, o Chefe do Estado reiterou que o acto do encerramento da última base da Renamo é o culminar de um processo longo e sinuoso que marca uma etapa fundamental na história do país.
"Para a paz duradoira não existe um processo final porque a paz precisa de ser realimentada sempre", disse o estadista, referindo que o diálogo permanente é o pressuposto para a concórdia e reconciliação entre os moçambicanos.
Por sua vez o presidente da Renamo agradeceu aos desmobilizados pela sua compreensão da necessidade da paz, afirmando que Moçambique precisa de todos os seus filhos para o seu crescimento harmonioso.
O processo de DDR iniciou a 31 de Julho de 2019, com a desmobilização dos primeiros antigos guerrilheiros da Renamo na Base de Vunduzi, em Sofala.
Este processo está a ser implementado no quadro do Memorando de Entendimento sobre Assuntos Militares, anexo do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, que foi assinado a 06 de Agosto de 2019 pelo Presidente Nyusi e pelo líder da Renamo, Ossufo Momade, abrangendo um total de 5.221 (cinco mil e duzentos e vinte e um) antigos guerrilheiros da Renamo. (GI)
Source: https://www.presidencia.gov.mz/